As Teorias dos Cineastas (Em Portuguese do Brasil)

3,79 valoración promedio
( 24 valoraciones por Goodreads )
 
9788530807511: As Teorias dos Cineastas (Em Portuguese do Brasil)
Ver todas las copias de esta edición ISBN.
 
 

Nessa obra, Jacques Aumont percorre no sentido inverso o caminho da Teoria do Cinema. Acredita na teoria de quem faz cinema e deixa de lado as grandes arquiteturas teóricas que, no século XX, emergiram da tradição cinematográfica. Em vez de dialogar com esse horizonte, ele se atém a entrevistas, ensaios dispersos e alguns livros dos principais diretores que pensaram sua arte. Não se trata, no entanto, de analisar filmes para se encontrar o pensamento cinematográfico, mas de interagir com a expressão conceitual desse pensamento. Trata-se, portanto, de dialogar com textos e fala. Assim, o que emerge é um quadro radicalmente novo. O peso da prática flexiona de modo inesperado o conceito. A apreensão da dinâmica desse movimento constitui o principal atrativo do livro.

Quatro grandes recortes buscam sintetizar a teoria dos cineastas: a formulação propriamente conceitual dos diretores (Eisenstein, Tarkovski, Bresson, Vertov, Pasolini); a reflexão que tematiza a escritura do visível na imagem (poesia, estilo, revelação, em Godard, Brakhage, Kubelka, Frampton, Epstein); a conquista do espectador pensada em sua dimensão mais ampla - emocional, política, ideológica (Glauber Rocha, Fassbinder, Rossellini, Grierson, Vertov); e a dimensão do cinema como poesia e arte (Pasolini, Rohmer, Godard, Straub, Bergman). É fascinante descobrir grandes diretores como grandes pensadores de cinema, expressando sua visão não apenas através dos filmes, mas, para além deles, em conceitos: Tarkoviski e o tempo, Rossellini e a instrução, Rohmer e a pintura, Eisenstein e o êxtase, Epstein e a epifania, Vertov e o intervalo, Godard e a figura, Pasolini e o rema, Hitchcock e o afeto, Glauber e a práxis. As teorias dos cineastas é um livro que nos abre esta porta inédita para uma compreensão abrangente e precisa das principais obras cinematográficas de nossa época. Fernão Pessoa Ramos

"Sinopsis" puede pertenecer a otra edición de este libro.

(Ningún ejemplar disponible)

Buscar:



Crear una petición

Si conoce el autor y el título del libro pero no lo encuentra en IberLibro, nosotros podemos buscarlo por usted e informarle por e-mail en cuanto el libro esté disponible en nuestras páginas web.

Crear una petición