Geologia de Portugal: Geologia da Madeira, Vulcões de Portugal, Vulcão da Urzelina, Montanha do Pico, Rifte da Terceira, Algar do Carvão (Portuguese Edition)

0 valoración promedio
( 0 valoraciones por Goodreads )
 
9781231514542: Geologia de Portugal: Geologia da Madeira, Vulcões de Portugal, Vulcão da Urzelina, Montanha do Pico, Rifte da Terceira, Algar do Carvão (Portuguese Edition)

Fonte: Wikipedia. Páginas: 39. Capítulos: Geologia da Madeira, Vulcões de Portugal, Vulcão da Urzelina, Montanha do Pico, Rifte da Terceira, Algar do Carvão, Vulcão das Furnas, Vulcão dos Capelinhos, Furnas do Cavalum, Ilha Sabrina, Vulcão dos Picos Gordos, Vulcão da Serreta, Geomorfologia da Ilha Terceira, Gruta do Carvão, Banco D. João de Castro, Gruta das Torres, Dollabarat, Furna do Enxofre, Furna de Água, Monte Brasil, Serra de Santa Bárbara, Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional, Vulcão do Cabeço do Fogo, Caldeira da Graciosa, Faixa Piritosa Ibérica, Portas de Ródão, Maciço do Pico Alto, Furna das Pombas, Serra do Morião, Serra da Ribeirinha, Complexo desmantelado da Serra do Cume, Caldeira Guilherme Moniz, Grutas de São Vicente, Buracas do Casmilo, Geomonumento. Excerto: Vulcão da Urzelina é a designação dada à erupção vulcânica que em 1808 destruiu a freguesia da Urzelina, na ilha de São Jorge, Açores, criando o extenso mistério basáltico que hoje forma a Ponta da Urzelina. Na obra Ilha de S. Jorge (Açores); Apontamentos para a sua História, de José Cândido da Silveira Avelar, está compilado um conjunto de descrições da erupção e dos acontecimentos que a rodearam. A descrição mais extensa e circunstanciada deve-se ao padre João Ignácio da Silveira (1767 - 1852), então cura de Santo Amaro, que escreveu uma relação que o Dr. João Teixeira Soares, publicou com algumas notas no Jorgense, n.º 6, de 1 de Maio de 1871, e foi transcrita no Archivo dos Açores, vol. V, páginas 437 a 441. Foi aquele escrito, com algumas variantes, que João Duarte de Sousa seguiu na narrativa do fenómeno, de página 188 a 193 dos seus Apontamentos. Eis o seu conteúdo: Na noite amanhecendo para o Domingo do Bom Pastor, primeiro dia do mez de Maio do presente anno de 1808, tremeu a terra tão frequentemente que se contavam oito tremores por hora, e d'estes foi um sobre a madrugada tão grande, que fez levantar o povo das camas (1.). No mesmo dia, estando já parte do povo na igreja dep...

"Sinopsis" puede pertenecer a otra edición de este libro.

(Ningún ejemplar disponible)

Buscar:



Crear una petición

Si conoce el autor y el título del libro pero no lo encuentra en IberLibro, nosotros podemos buscarlo por usted e informarle por e-mail en cuanto el libro esté disponible en nuestras páginas web.

Crear una petición